sábado, 20 de abril de 2013

Reflexão - Sherry Turkle: Ligados, mas sós?



Sherry Turkle: Ligados, mas sós? (Connected, but alone?)

É incrível como pequenos aparelhos como o telemovel nos pode levar para caminhos que não são os que queremos levar. Estas pequenas tecnologias iludem-nos de uma tal maneira que quase nos deparamos a assumir os média como membros na familia, não passamos um minuto sem eles e esquecemo-nos da importância de nos relacionar com os outros cara a cara. Utilizamos a novas tecnologias para substituir a nossa presença e esperamos mais destes pequenos aparelhos do que do outro.
Estamos a seguir o caminho que os média nos querem levar e estamo-nos a esquecer da importância da relação com o outro.

Como diz Sherry Turkle: Estamos juntos embora não realmente juntos!



Qual a visão de Alex sobre as influências da web 2.0?



Qual a visão de Alex sobre as influências da web 2.0?

Na web 2.0 o utilizador tem um papel muito mais ativo não é apenas um consumidor tem também a oportunidade de ser um produtor. Possibilitando ao utilizador ser o autor do que quiser.


Quais os aspetos específicos tratados neste vídeo sobre a Web 2.0?



Quais os aspetos específicos tratados neste vídeo sobre a Web 2.0?


Com a web 2.0 estamos em constante contacto com o mundo, apenas um "click" nos separa do mundo que sem a web 2.0 nos é tão distante.
Estabelecemos diversos contactos conhecemos diversas pessoas com quem estabelecemos relações de amizade e por vezes até mesmo relações amorosas. A web 2.0 permite-nos estabelecer constantemente diversos conatctos e dai surgem diversas oportunidades como por exemplo conseguir um emprego, esta é uma verdadeira web social que nos abre novos horizontes, e nos permite de estar perto de quem está bem longe.


quarta-feira, 3 de abril de 2013

O termo "Web 2.0" foi criado pela empresa O'Reilly Media em 2004 e refere-se a uma segunda geração de serviços na Internet com enfâse na colaboração e partilha de informação. O que era um título de uma série de conferências tornou-se um rótulo definidor de uma série de "sites".

Entre os partidários da Web 2.0, abundam as definições do que será esta nova realidade, também conhecida por Web Social, mas quase todas coincidem num ponto: o utilizador deixa de ser um mero receptor para passar a emissor. As suas preferências e opiniões passam a ser tidas em conta.


Segundo Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media, a Web 2.0 "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".


Software Social - Qualquer software ou rede on-line que permite aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social, realçando o potencial humano em vez da tecnologia que possibilita a transmissão.


Fonte: http://jpn.c2com.up.pt/2007/01/05/o_que_e_a_web_20.html